1- Língua geográfica (Map tongue)

Em outra ocasião já falamos sobre este fenômeno, que ocorre em algumas pessoa, mas é que de fato inofensivo, totalmente benigno e, geralmente, não oferece qualquer incômodo ao portador a não ser quando tenta ingerir alimentos picantes e ácidos. Na verdade, a língua geográfica aparece quando as papilas (essas pequenas protuberâncias que cobrem a língua) desaparecem de zonas aleatórias da língua, e deixam placas vermelhas lisas de diferentes tamanhos que criam um aspecto similar a um mapa, por isso o nome. Estas placas podem mudar de tamanho e forma de um dia para o outro e tem aparência de queimadura.

A condição pode ter caráter hereditário e estar associada a atopias, como asma e rinite alérgica, a deficiências nutricionais especialmente de vitaminas. Ela pode também estar associada à psoríase, estresse emocional e dermatite seborreica.

2- Língua negra “pilosa”

Olhando assim, parece horrível, não é? E de fato, essa parece ser uma das condições mais desagradáveis que pode ocorrer na língua. No entanto, apesar da aparência assustadora, é uma condição inofensiva e felizmente, é temporária. Ocorre devido ao acúmulo excessivo de bactérias, que estão em crescimento da boca, levando ao acúmulo exagerado nas papilas. Isso faz com que as papilas “cresçam” e criem projeções semelhantes a pelos que podem durar vários dias.

Obviamente que a condição está diretamente ligada à falta de higiene. No entanto, os especialistasalertam que muito fumo, muito café ou até mesmo o uso excessivo de antibióticos, podem desencadear este fenômeno. Para evitar ter a “língua preta peluda”, faça a raspagem da língua em toda escovação.

3- Língua fissurada

Esta condição também é conhecida como “língua escrotal”, “língua plicata”, “língua fissurada” e “linguagem franzida.” Caracteriza-se por uma ou mais fendas ou sulcos profundos na parte traseira da língua. É um processo benigno que geralmente é observada em pacientes com síndrome de Down e síndrome de Melkersson-Rosenthal.

Não há uma causa conhecida, mas acredita-se ser uma doença genética. Ela pode ser causada por alimentos quentes e picantes que queimam e irritam a língua. Esta pode ser a principal razão para a dor e inchaço. Outros motivos podem ser os dentes irregulares ou quebrados na língua roça constantemente trazendo dor recorrente e superfície irregular da língua.

4- Leucoplasia

Refere-se a manchas densas, brancas que se formam no interior da boca, nas bochechas, gengivas e mais comumente na língua. As placas leitosas não podem ser raspadas. Os médicos ainda não sabem ao ccerto que leva ao desenvolvimento dessas lesões, mas tem apontado como o uso de cigarros como principal culpado desta condição.

A leucoplasia normalmente, não é perigosa, mas tem sido associado como um sinal precoce de câncer de boca e por isso merece cuidado e investigação clínica. Muitos tipos de câncer na boca se desenvolvem a partir de placas de leucoplasia e por isso é imprescindível procurar um dentista caso perceba essa placa branca na língua ou em qualquer outra parte da boca.