segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

TÉCNICA EM Z




Técnica ideal para evitar o refluxo do medicamento para a camada subcutânea, evitando o aparecimento de nódulos doloridos por reação inflamatória,principalmente no caso de aplicações feitas com soluções oleosas (como Perlutan) e à base de ferro como Noripurum, este podendo deixar manchas escuras na pele. Pode ser usada em qualquer um dos locais descritos previamente sendo, entretanto, mais utilizada na região glútea.


VEJA O VÍDEO EXPLICANDO A TÉCNICA: 


1- Após fazer a anti-sepsia da pele, puxe-a firmemente para o lado ou para baixo com a parte lateral da mão esquerda (se for canhoto faça com a mão oposta) 2- Introduza a agulha. Sempre mantendo a pele puxada, segure a seringa com o polegar e o dedo indicador da mão esquerda. 3- Puxe o êmbolo discretamente para trás e observe se há refluxo de sangue. Caso isso não ocorra, faça a aplicação. 4- Aguarde aproximadamente 10 segundos antes de retirar a agulha e só então solte a pele.
Outra alternativa é usar a lateral da mão ao puxar a pele para o lado ou para baixo. Nesse caso, os dedos indicador e polegar ficarão livres para segurar a seringa. Voltando a posição relaxada, apele vedará a saída do líquido injetado para fora do músculo.

Descarte do Material Utilizado

- Após a aplicação, descarte a seringa e a agulha em coletores feitos especialmente para este fim, de paredes rígidas.
- Nunca jogue agulhas descobertas em sacos plásticos.
- A agulha também não deve ser desconectada da seringa para evitar riscos de acidente com o aplicador.
-Os protetores das agulhas não devem ser nelas recolocados.
- Descarte materiais somente até o limite recomendado no DESCARTEX.
- Para o descarte final do coletor, transporte o DESCARTEX fechado, segurando somente pela a alça e afastado do corpo.