Texto da criança foi direcionado para Marta Cota - uma vizinha que ela não conhecia pessoalmente - e a equipe onde ela trabalha em Sumaré. 'Isso dá forças para continuar', conta a profissional de saúde.
A Carta enviada à técnica de enfermagem Marta e a equipe de profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19 em Sumaré.
Era um mais um dia comum, e difícil, na linha de frente do combate à pandemia da Covid-19 em unidades de saúde da rede pública de Sumaré (SP) quando a técnica de enfermagem Marta Cota recebeu um agradecimento muito especial. Uma carta cheia de cores e vida escrita por uma menina de 9 anos aos "heróis especiais e resilientes" da saúde.
"Marta e equipe,
Esta cartinha é um simples agradecimento por todo trabalho e dedicação de todos envolvidos na linha de frente da pandemia. Que Deus continue abençoando e fortalecendo vocês todos os dias.
H - Humildade
E - Especiais
R - Resilientes
Ó - Orgulho
I - Inspiração
S - Saúde
De Gabrielle para Marta."
A menina Gabrielle Araújo Carrilho não conhecia Marta pessoalmente, só de vista. São vizinhas no bairro Nova Veneza, e Gabi se acostumou a vê-la passando sempre de máscara no rosto. Conta que pensava em todos que lutam para cuidar dos pacientes com Covid.
"Eu fiz a cartinha para agradecer a equipe da linha de frente, para eles saberem que eu me sinto muito grata por tudo que eles tão fazendo pela gente", diz a criança.
A ponte entre as duas foi Vera Araújo, que também mora nas redondezas e é afilhada da técnica de enfermagem. Ela entregou a cartinha, e emocionou a profissional de saúde.
"Eu fiquei comovida, me senti incentivada. Isso dá forças para continuar. Fiquei impressionada com o capricho dela, com as colagens, tudo muito lindo", conta Marta, que perdeu recentemente um colega para o coronavírus.
"Estou há mais ou menos um mês despedaçada, tem sido muito difícil. Você não acha que vai acontecer tão próximo e, aí, vê uma pessoa que cuida não conseguir sobreviver".
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/V/K/wc7I98QfiSNEJmpuDDBg/marta.jpg)
Capricho e planos na quarentena
O capricho de Gabrielle começou na preparação para escrever a cartinha. Escolheu papel, canetinhas e vários adesivos. Fez o texto, coloriu as letras, enfeitou e ainda selou a carta.
Gabi segue em casa na quarentena, estudando e tomando todas as medidas de prevenção contra a Covid-19. Conta que agora está mais acostumada, mas no começo da pandemia sentia muita falta dos amigos e, principalmente, das aulas de teatro, que começaram a retornar com medidas de distanciamento e redução da capacidade de alunos.
Fã da atriz internacional Milly Bobby Brown, protagonista da série Stranger Things, ela sonha um dia ser atriz de Hollywood.
'É pra todo mundo'
Os casos de Covid-19 desaceleraram após a fase emergencial em todo o estado de São Paulo, porém a situação ainda é crítica. Sumaré concentra 19.783 moradores infectados desde o início da pandemia, sendo que 693 pessoas perderam a luta contra a doença.
Para a técnica de enfermagem, mesmo com a estabilização, os dias têm sido desafiadores e a carta de Gabrielle trouxe um respiro em meio aos plantões no Posto de Atendimento Maria Antônia e na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Macarenko, em Sumaré.
Marta não guardou a carta só para ela. Fez questão de espalhar a mensagem pelos grupos nas redes sociais. "É pra todo mundo". A carta da vizinha, então desconhecida, foi um sucesso entre os colegas.
"Todos ficaram muito felizes. É um incentivo muito grande para todos nós da linha de frente dessa pandemia".
Após a homenagem, Marta agradeceu a pequena ainda à distância, em uma troca de mensagens no Whatsapp.
"Eu fiz a cartinha para eles ficarem felizes, e eu tô muito feliz agora", conta a menina.