terça-feira, 23 de maio de 2017

Ex-gestores do Conselho de Enfermagem são presos em SE



Roberto e Hortência Linhares foram condenados por corrupção

O ex-presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Roberto Linhares, e sua esposa, Hortência Linhares, que também já atuou na presidência do Conselho Regional de Enfermagem em Sergipe (Coren/SE) foram presos pelas Polícia Federal nesta segunda-feira, 22, em Aracaju.
Roberto Linhares foi preso pela Polícia Federal em 2005 acusado de comandar um esquema de corrupção que teria desviado R$ 50 milhões do Cofen. Na época, gestores dos conselhos de vários estados, entre eles, Hortência Linhares (que presidia o Coren/SE), foram acusados de integrar a quadrilha. Depois de várias tentativas, ele ganhou o direito de ficar em liberdade até o julgamento do processo. Seu registro profissional foi cassado.
Em 2010, Hortência Linhares e outras pessoas que exerceram cargos na direção do Coren foram denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF/SE) por diversos crimes, entre os quais dispensa indevida de licitação, peculato e ordenação de despesas não autorizadas.
O casal havia sido condenado e os mandados de prisão foram expedidos pela 6ª Vara Criminal da Justiça Federal, do Rio de Janeiro.



sábado, 20 de maio de 2017

Psicologia aponta os 8 motivos pelos quais os pais são os culpados dos filhos virarem delinquentes


1- Pai que dá ao filho tudo que ele pede:

A criança crescerá pensando que tem direito a tudo que desejar.


2- Pai que ri quando o filho fala palavrões:

A criança crescerá pensando que o desrespeito é normal e engraçado.

3- Pai que não repreende por mal comportamento:

A criança crescerá pensando que não existem regras na sociedade.

4- Pai que limpa a bagunça do filho:

A criança crescerá pensando que os outros podem assumir suas responsabilidades.

5- Pais que deixam de assistir TV porque o filho grita quando tira do desenho:

Crescerá pensando que não há diferenças entre adulto e criança.

6- Pais que deixam que os filhos ouçam músicas que vulgarizam a mulher, estimulem sexo sem compromisso e a violência com o diferente:

precisa nem dizer o que vai resultar né?...

7- Pais que dão aos filhos dinheiro a hora que querem:

Crescerão pensando que dinheiro é fácil e não exitarão em pegar quando não conseguirem.

8- Pais que se colocam sempre a favor do filho, independente de estar certo ou errado:

Crescerá acreditando que os outros o perseguem quando for contrariado.


PORTANTO A BÍBLIA DIZ EM Provérbios 22: 6
Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.

sexta-feira, 19 de maio de 2017

O que é gangrena gasosa ou mionecrose?


O que é gangrena gasosa?
A gangrena gasosa (mionecrose ou edema maligno) é uma forma grave de gangrena, com necrose do músculo, e constitui sempre uma emergência médica. É uma infecção que progride rapidamente, destruindo os músculos em razão de sua  toxicidade, e pode causar a morte.




Quais são as causas da gangrena gasosa?
A gangrena gasosa é uma infecção causada por bactérias do gênero Clostridium, especialmente o Clostridium perfringense o Clostridium novyi, que produzem  exotoxinas e gases. Pessoas com diabetes, aterosclerose ou câncer do cólon, por
exemplo, são mais vulneráveis a desenvolver essa infecção. Geralmente ocorre após algum ferimento na pele ou nas membranas mucosas, cirurgias, punções venosas, deficiência dos vasos ou infecção decorrente de outros microrganismos.


Qual é a fisiopatologia da gangrena gasosa ?
As bactérias do gênero Clostridium, causadoras da gangrena gasosa, contam com cerca de 150 espécies. Essas bactérias vivem normalmente no corpo humano, alojadas no intestino, e podem tornar-se patogênicas em certas ocasiões. Em 80% dos casos, a doença é causada pelo Clostridium perfringens. Essa bactéria, em condições anaeróbicas (sem oxigênio), produzem toxinas que causam necrose e os sintomas associados. Ela faz parte da flora normal do intestino, só causando problema quando infecta outras regiões.
As espécies de Clostridium produzem diversos tipos de toxinas, que causam necrose tecidual, destruição dos glóbulos vermelhos do sangue, diminuição da circulação local devido à vasoconstrição e aumento da permeabilidade vascular. Agangrena gasosa ocorre em locais traumatizados ou em feridas cirúrgicas recentes. As toxinas produzidas pelas bactérias são responsáveis tanto pela destruição dos tecidos locais, como pelos sintomas gerais. Quatro delas são, inclusive, fatais.
Quais são os principais sinais e sintomas da gangrena gasosa?
A gangrena  gasosa se inicia repentinamente, evolui de forma rápida e tem caráter grave. Começa apresentando um inchaço tecidual no local da infecção, extremamente doloroso e crepitante, o que revela a presença de gás no tecido. A área infectada expande-se em poucos minutos e as alterações se fazem visíveis.
Os sintomas sistêmicos que se manifestam desde o início consistem em sudorese, febre, ansiedade, dificuldade para respirar, perda de peso, palidez, enfraquecimento e coloração amarelada na pele. O tecido afetado fica completamente destruído.
Se o quadro evolui sem tratamento, manifestam-se choque, queda da pressão arterial, insuficiência renal, coma e morte.
Há também mau cheiro, em virtude do gás acumulado e da putrefação da matéria orgânica. As toxinas produzidas por algumas espécies de Clostridium levam o paciente à confusão mental, perturbação respiratória, emagrecimento rápido, palidez, pulso intermitente e coloração amarelada.
Como o médico diagnostica a gangrena gasosa?
O diagnóstico da  >gangrena gasosa pode ser feito pela visualização direta do edema, pelo relato dos sintomas, pela captação de sinais como descoloração do tecido, vesículas hemorrágicas, evidência de gás no tecido ou por meio de verificação das bactérias ao microscópio, com a retirada de substância do processo inflamatório. Exames de sangue podem ajudar no diagnóstico.
Como o médico trata a gangrena gasosa?
A gangrena gasosa deve ser tratada através de debridamento cirúrgico, em que se retira todo tecido necrosado o que, por vezes, pode envolver necessidade de amputações. Ao mesmo tempo, devem ser administradas altas doses venosas de potentes antibióticos e serem dadas doses de fortes analgésicos. O tratamento pode ser complementado com oxigenioterapia hiperbárica (inalação de oxigênio a uma pressão maior que a pressão ambiente), para inibir o crescimento das bactérias anaeróbicas.
Como evitar a gangrena gasosa?
As feridas, principalmente nas mãos e pés, devem ser tratadas para evitar a maior penetração das bactérias causadoras da gangrena gasosa. Além de tratar esses ferimentos com medicamentos, é importante higienizar e limpar sempre os ferimentos. Pacientes com sistema imunológico debilitado ou com diabetes, por exemplo, estão mais sujeitos a contrair a bactéria causadora da < span class="posttip">gangrena gasosa, portanto, é preciso um cuidado especial nesses casos. Em algumas ocasiões o uso de antibióticos pode ajudar na prevenção da infecção.


Áudio com informação errada causa confusão em hospital de Campinas



Um áudio não oficial divulgado em uma rede social sobre a oferta gratuita de consultas e óculos no Instituto Penido Burnier - hospital especializado em doenças dos olhos em Campinas (SP) - gerou fila e confusão nesta quinta (18) e sexta-feira (19). A ação de graça existia, de fato, mas era voltada somente para pacientes do SUS que passaram por uma triagem feita pela Prefeitura.

A ação, coordenada pelo instituto em parceria com uma ONG italiana e apoiada pela administração municipal, começou na última segunda (15) e pretendia ofertar três mil óculos para pessoas pré-selecionadas pela Prefeitura. São crianças e adultos do SUS. A Prefeitura confirma que fez a triagem só com os pacientes.
Pessoas buscam atendimento no Instituto Penido Burnierl, em Campinas, após informação falsa de óculos de graça


Pessoas buscam atendimento no Instituto Penido Burnierl, em Campinas, após informação falsa de óculos de graça

De acordo com o instituto, o áudio foi divulgado por uma mulher que trabalhou como voluntária na abertura do evento como tradutora, e entendeu que a oferta era aberta a toda população. Ela não é funcionária do hospital.

"Podem oferecer para as pessoas que vocês conhecem, que têm menos condições financeiras, qualquer um pode chegar ao Penido Burnier", diz o áudio.

A gravação tem três minutos e explica, ainda, como as pessoas interessadas poderiam pegar uma senha para fazer o atendimento, os tipos de armações de óculos femininas e masculinas e dá as diretrizes de como pegar o óculos pronto. Mas, tudo isso só poderia beneficiar pacientes do SUS, e não toda a população.

Quem estava na fila reclamou da falta do atendimento e da falta de informação, nesta sexta.

"É a terceira vez que fazemos esse programa e nunca tivemos problema. Esse ano, por causa desse áudio e do poder de uma rede social, causou isso. Fico seis meses montando a grade para as pessoas terem o óculos. Eu não esperava que fossem tantas, que a carência por óculo fosse tão grande como está ocorrendo", explica o presidente e oftalmologista do instituto, Leôncio Queiroz Neto.

Sobre a autora do áudio, o presidente informou que não pretende fazer nada contra ela.

"É uma voluntária, veio com a melhor das intenções. Duvido que foi por maldade", afirma.

Equipamento usado para fazer óculos no projeto de parceria entre o Instituto Penido Burnier, em Campinas, e uma ONG italiana
Equipamento usado para fazer óculos no projeto de parceria entre o Instituto Penido Burnier, em Campinas, e uma ONG italiana 



Informação confusa

Aparecida Malaquias Calixto, de 51 anos, era uma das pacientes do SUS e passou pela triagem da Prefeitura, portanto tinha o direito de conseguir o atendimento e deu tudo certo. Ela conseguiu passar por consulta e exames nesta quinta e voltou, nesta sexta, para tentar uma consulta gratuita para o marido. Ele não passou pela triagem, mas tinha esperanças de conseguir ser atendido.

"Estive lá ontem como paciente e estava tendo agendamento para encaixe. Tinham várias pessoas que estavam recebendo [atendimento] sem o encaminhamento. Só que falaram que tinha até hoje. [...] O meu esposo não tinha o encaminhamento e pediram pra eu voltar com ele hoje. Falaram isso pra mim e pra várias pessoas que estavam lá. Mas, ele não conseguiu fazer", conta a paciente, que chegou às 7h e aguardou até as 10h.

Segundo ela, as pessoas agendadas estavam sendo atendidas normalmente, mas foi informada que não haveria mais distribuição de senhas para o restante dos interessados.

"Até onde fui atendida, não tenho o que reclamar. Mas acho que faltou organização deles. Foi frustrante porque é uma coisa que a gente ouviu da boca da pessoa que poderia voltar hoje".

Aparecida conta que as pessoas que aguardavam na fila nesta sexta comentaram que receberam o áudio não oficial.

"Tem que tomar um certo cuidado, porque o áudio qualquer um pode gravar. Tem que ver se procede a informação", alerta a paciente.

O instituto informou que não fará nenhum atendimento que não esteja previamente agendado pela Prefeitura, nesse projeto.

Ação do Instituto Penido Burnier entrega 3 mil óculos para pacientes do SUS em Campinas.
Ação do Instituto Penido Burnier entrega 3 mil óculos para pacientes do SUS em Campinas
 


Desistências

De acordo com o presidente e oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, algumas pessoas que estavam triadas desistiram do atendimento ao longo da semana. No entanto, a Prefeitura selecionou pacientes do SUS que não tinham sido contemplados até então para ocupar as vagas que surgiram e conseguirem participar do projeto. Essas pessoas foram atendidas nesta quinta-feira.

As demais pessoas que receberam o áudio e procuraram o instituto sem terem passado por um atendimento no SUS não puderam participar da ação. O Penido Burnier informa que, neste momento, não tem uma ação gratuita voltada para a oferta de óculos para toda a população de Campinas.

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Araguaína sediará curso internacional de emergências pediátricas



O treinamento tem carga horária de 20 horas e concede aos aprovados um certificado e carteira emitidos pela American Heart Association com validade de dois anos.



A Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência – Abramurgem do Tocantins é parceira e está apoiando a realização do curso internacional PALS – Emergências Pediátricas e Neonatais, nos dias 28 e 29 de agosto, em Araguaína. O treinamento é bastante conhecido no meio médico e é promovido pelo Instituto Terzius, referência na área em todo o Brasil.

De acordo com o médico e presidente da Abramurgem Tocantins, Dr. Hugo Weysfield Mendes, o curso abrange aulas teóricas e práticas para que o profissional tenha cada vez mais preparo para lidar com situações críticas nas salas de emergências.

“A qualificação é para atender bebês, crianças e recém-nascidos e é essencialmente ministrado com foco na prática, na descoberta dos diferentes níveis de gravidade enfrentados nos hospitais”, informa Dr. Hugo.
O curso é destinado para médicos e alunos de Medicina, enfermeiros e alunos de enfermagem, traz discussões de casos e aborda situações de parada cardiopulmonar, bradicardia, taquiarritmias, trauma, cetoacidose diabética, sequência rápida de IOT, reanimação neonatal, intoxicações, febre, convulsão, crise hipertensiva, entre outros.
O treinamento tem carga horária de 20 horas e concede aos aprovados um certificado e carteira emitidos pela American Heart Association com validade de dois anos.


As inscrições deverão ser feitas pelo site do Instituto Terzius: www.terzius.com.br

Informações: (63) 98504-5587, 99977-3211 ou 99957-2097




Instituto Terzius

O instituto é conduzido pelo Prof. Dr. Renato Giuseppe Giovanni Terzi, docente titular da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) durante 40 anos. O conhecimento adquirido e acumulado durante todos esses anos foram direcionados para cursos de pós-graduação.
Hoje, o Instituto Terzius é credenciado pela American Heart Association (AHA), que autoriza o curso de Suporte Avançado de Vida em Pediatria (PALS), e pelo American College of Surgeons (ACS).

A Pós-Graduação em Medicina Intensiva Pediátrica e Neonatal, por exemplo, iniciada em 2009, já está a caminho da décima edição e já formou mais de 400 alunos.

sábado, 13 de maio de 2017

Justiça decide suspender atuação de enfermeiros em áreas médicas

Tribunais Federais determinam que enfermeiros não atuem em áreas determinadas. Saiba quais.

Uma ação contra a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem junto ao TRF da 5ª Região de São Paulo teve decisão para suspender a atuação dos enfermeiros em áreas restritas. Pelo Cofen 529/2016, o Conselho de Enfermagem determinava a atividade dos profissionais de enfermagem nas áreas de: Cirurgia vascular, Dermatológica,Estética e Cirurgia plástica.
Discordando de tal resolução a AMB (Associação Médica Brasileira) foi contra, pedindo a não atuação do enfermeiro nestas determinadas áreas, apenas do médico de formação.

Na Justiça houve decisão favorável para AMB e o presidente da associação vê como uma “invasão” de não médicos atuando nos procedimentos e discorda. “A Associação Médica Brasileira está do lado do paciente sempre, mais ainda na constante invasão de não médicos, atuando pela Lei do Ato Médico, colocando em risco os pacientes”, diz o Dr. Florentino Cardoso, Presidente da AMB.

A decisão da Juíza Dra. Gisele Maria da Silva Araújo Leite, não apenas suspendeu a resolução mas determinou que o réu – O Conselho Federal de Enfermagem – não busque outra lei para atuar nas áreas suspensas. Continuando a decisão, a Juíza, determinou que não fosse feita audiência de conciliação, permitindo a citação de defesa no prazo legal. Segue decisão abaixo:

"Determino que o réu se abstenha de editar nova norma para atuação dos profissionais de enfermagem em: Cirurgia plástica, Dermatologia, Cirurgia vascular e Estética, como foi divulgado no site do TRF. No prazo legal, será apenas da parte requerida a citação, sendo oportuno apresentação das provas.

Considerando que o objeto da causa tem como princípio a Saúde da sociedade brasileira, que se propõe a tratamento citados na petição inicial, peço ao MPF, para se manifestar após o prazo de quinze dias, quando estiver nos autos os depoimentos do réu".

Como a AMB é uma associação nacional, a decisão da Dra. Gisele, pelo TRF da 5ª região, tem efeito nacional.
Ação pelo SBD

Outro processo também teve sua resolução suspendendo a atuação da enfermagem. A SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), pela Justiça Federal do Distrito Federal, sendo julgado pelo Juiz O Juiz, Dr. Itagiba Catta Preta Neto, em sua decisão comunicou que algumas funcionalidades do enfermeiro fogem de sua alçada, como prescrever e aplicar substâncias no paciente. "Visto que foram atribuídas aos enfermeiros procedimentos dos profissionais da Medicina, como a prescrição de tratamento, prescrição e aplicação de remédios nos pacientes, entre outras que fogem do seu princípio, analisando a profissão", decidiu o Juiz Dr.Itagiba Catta Preta Neto.
Um fato interessante sobre o Dr. Itagiba Catta Preta Neto, está no momento crucial que o país passou no ano passado com o impeachment da ex Presidenta Dilma Rousseff. Quando o ex-presidente Lula, se tornou Ministro da Casa Civil do governo Dilma, foi o Dr. Catta Preta que suspendeu a posse, por atuar – até o presente momento – na Justiça Federal do Distrito Federal.

DUAS COISAS QUE TODO ENFERMEIRO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PRECISA SABER

A atuação em unidade de urgência e emergência tem se tornado um desafio constante para profissionais de enfermagem por causa do surgimento de novos métodos, tecnologias e possibilidades. O papel desses profissionais é atuar em situações graves, complexas, em que o paciente corre risco de morte.
De acordo com a doutora em Enfermagem em Saúde Pública, Anne Marie Weissheimer, os profissionais de enfermagem que atuam na linha de frente das unidades de urgência e de emergência têm um papel fundamental.
— Além de também estarem presentes em todas as Unidades móveis de atendimento domiciliar de urgência (SAMU). São os profissionais que realizam a primeira avaliação dos usuários, classificando-os conforme um sistema de triagem validado — explica.
É crescente a preocupação de hospitais em relação às condutas e redução da mortalidade e morbidade em suas unidades. Isso porque é a vida do paciente que está em jogo, e o evento doença é súbito e agudo e a qualificação do médico é decisiva.
Listamos dois temas com base no Programa de Atualização em Enfermagem de Urgência e Emergência. Confira:
1. Cuidados de enfermagem nas hemorragias obstétricas
Em situações de urgência e emergência, é necessário identificar qual a causa do sangramento e atuar com rapidez e eficiência no cuidado às gestantes. De acordo com a enfermeira Anne Marie Weissheimer, os enfermeiros devem saber as possíveis repercussões das hemorragias obstétricas.
— Podem ser prematuridade. Ou baixo peso no nascimento causada por restrição de crescimento intrauterino (RCIU). Baixos índices de Apgar ao nascimento que podem demandar medidas de reanimação do neonato e a possibilidade de internação na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais — aponta a especialista.
Ainda de acordo com ela, também é importante estar atualizado sobre:
1. As características dos diferentes tipos de Hemorragias Obstétricas levando à rápida atuação nos cuidados de enfermagem.
2. Diagnósticos de Enfermagem para as Hemorragias Obstétricas com as diferentes Intervenções de Enfermagem, facilitando a implementação dos cuidados.
3. Cuidados de enfermagem para as situações de Hemorragias Obstétricas para serem implementados por profissionais que atuam em unidades de Emergência, Centro Obstétrico e Neonatologia.
2. Pesquisa clínica e sua contribuição para a qualidade do atendimento de enfermagem no cenário de emergência
A busca das instituições hospitalares nacionais e internacionais pela qualidade da assistência e dos serviços prestados pela enfermagem nos cuidados ao paciente tem sido cada vez maior. A introdução de tecnologias de ponta, ampliação da complexidade dos serviços e a exigência crescente por parte dos usuários de um atendimento de qualidade contribuem para o interesse de gestores e pesquisadores em buscar formas de promover o melhor cuidado à saúde.
Em um artigo publicado no Programa de Atualização em Enfermagem de Urgência em Emergência, os especialistas Rafaely De Cassia Nogueira Sanches, Fernanda Sabini Faix Figueiredo, Anderson Da Silva Rêgo e Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic observaram que ainda existem fatores que interferem na qualidade do atendimento, considerados de difícil resolução, principalmente no cenário dos serviços hospitalares de emergência (SHEs). Desde baixo investimento, atendimento fragmentado, conflitos e assimetrias de poder até superlotação e falta de materiais e insumos.
No Brasil, os fatores citados acima são amplamente encontrados no cotidiano da prática assistencial, principalmente nos prontos-socorros (PS). Para a melhoria da saúde em todos os cenários, é preciso maiores investimentos na implementação dos conhecimentos e das ferramentas que foram produzidos pelas pesquisas científicas e estão disponíveis para utilização.
É importante incentivar os profissionais de saúde que se deparam cotidianamente com contínuas e novas dificuldades no trabalho a produzirem novos conhecimentos e novas práticas de enfermagem.

As 10 melhores coisas sobre ser enfermeira

 Não sei se todos sabem, mas sempre sonhei em ser enfermeira, e ano que vem se Deus permitir começarei a cursar enfermagem! E estou muito animada e feliz com minha escolha. 

 Vejam 10 razões de eu amar a profissão de enfermeira: 
 1 . Você forma ligações únicas com seus pacientes . Os enfermeiros têm uma relação muito diferente com os pacientes do que os médicos. “Nós passamos o dia todo com os pacientes tomando cuidado de cada necessidade , ao contrário de médicos que gastam menos tempo diretamente com os pacientes . Então, quando você entrar em trabalho para um turno de oito ou 12 horas e você está trabalhando com o mesmo grupo de pacientes – muitos dos quais estão muito doente – você formará um vínculo especial com eles . Eles estão dependendo de você para se certificar de que você irá avaliá-los corretamente, para se certificar de que eles estão estáveis e para dar-lhes a medicação certa. Mas além disso, você está lá para eles e você começa a conhecê-los . Procuro saber sobre a maioria das famílias de meus pacientes , quantos filhos têm, quantos netos. Ser capaz de conhecer alguém e apoiá-los quando eles estão no seu estado mais vulneráveis, é realmente maravilhoso, e é uma sensação gratificante.” Você não está apenas cuidando de pacientes

 2. Você está cuidando de suas famílias também, Pais , esposas, parceiros , crianças – todo mundo está com medo e todo mundo à beira do leito quer a informação . Às vezes o paciente está doente demais para absorver até mesmo o que você está dizendo , então os membros da família são os únicos que precisam de atualizações sobre como o paciente está. E eles nem sempre entendem tudo o que o médico os dizem . Às vezes, o médico está usando todas essas grandes palavras e terminologia médica , e eles estão acenando com a cabeça , mas quando o médico sai, eles ainda têm perguntas. Assim, você ajuda a esclarecer e explicar as coisas em termos que as famílias possam compreender.

 3. Seus pacientes vão inspira-los todos os dias. “Eu trabalhei por anos na sala de emergência , e eu vi tantas tragédias . Agora eu trabalho com pacientes com câncer . Enquanto você acha que seria um lugar deprimente para o trabalho, eu encontrei-o para ser o oposto. Eu vi um grupo de sobreviventes de câncer de mulheres, alguns de que têm estado bastante doentes e tem câncer de mama incurável , decidem se unir como uma equipe. Já vi pacientes diagnosticados com câncer que passam por tratamento e saírem livres do câncer , tendo sua vida de volta. Por outro lado disto , há muitas pessoas que sabem desde o início que eles não vai acontecer isso. Mas vê-los lutar contra a doença de qualquer maneira para que eles possam passar mais tempo assistindo seus filhos crescerem , vendo seus netos crescerem, ou apenas a fazer tudo o que eles precisam fazer para fechar a sua vida, que é tão inspirador.”

 4. Você não tem que se preocupar em perder o seu emprego. Você nunca terá que se preocupar em encontrar um emprego para começar. Haverá sempre a necessidade de enfermeiros. Outras pessoas se formam e lutam por meses para encontrar empregos, mas os enfermeiros têm um emprego alinhados antes mesmo de sair pela porta. E é um bom-trabalho pagando com benefícios sólidos; você obtem seguro saúde e odontológico, e férias remuneradas. 

 5. Você tem muitas oportunidades para avançar em sua carreira. É um trabalho de alto nível, e muito técnico. Procurando fazer o curso de enfermagem, você vai conseguir um pouco mais de dinheiro sendo do que uma auxiliar de enfermagem, e você vai ter mais autonomia, para que você possa ver e tratar os pacientes da mesma forma que os médicos fazem. Você pode escrever prescrições, e você pode até mesmo abrir sua própria prática, onde gera a saúde de seus pacientes como um médico da atenção primária. Outros enfermeiros tornam-se enfermeiros educadores. 

 6. Você tem a capacidade de descobrir uma programação que funciona para você. Enquanto você não tem muita flexibilidade no comprimento de seu turno, você tem alguma flexibilidade se você trabalha um turno do dia, mudança, uma mudança para tarde, ou um turno da noite, e em que dias. Há posições de enfermagem a tempo parcial em que alguém só quer contratar para uma quantidade X de horas. Existem programas só de fim de semana, onde durante a semana que você tem fora e você só trabalhar em turnos mais longos durante o fim de semana. “Quando eu estava fazendo estágio de enfermagem em um hospital quando eu era mais jovem, eu gostava de fazer terceiro turno. Gostaria de trabalhar durante toda a noite e depois dormir durante o dia, quando todo mundo estava trabalhando. Mas, uma vez eu me casei e tive filhos, trabalhei mais tempo para ficar trabalhando menos dias por semana para que eu pudesse passar mais tempo com eles. Quando ficaram um pouco mais velho, mudei para turnos durante o dia para que eu pudesse ficar com eles quando chegou em casa da escola. Ao longo da minha carreira, eu tenho sido capaz de ajustar minha agenda com base no tipo de vida que eu estava levando assim que eu ainda era capaz de cuidar da minha família.” 

 7. Seus colegas de trabalho podem se transformar em seus melhores amigos. Quando você está trabalhando longas horas desafiantes com pessoas em qualquer campo, você tende a formar um vínculo. Enfermagem em particular, é uma grande oportunidade para conhecer pessoas que pensam como você. Quando você trabalha em um ambiente desafiador com alguém e você tem os mesmos valores, ele adiciona uma dimensão extra para a amizade. Alguns de meus melhores amigos são meus antigos e atuais colegas de enfermagem. 

 8. Você pode mudar a característica do trabalho sem mudar a carreira. Tudo que você tem que fazer é achar uma área diferente que você gosta de trabalhar dentro da enfermagem e então completar o treinamento requerido daquela área pela qual a companhia com a que você normalmente trabalha paga. Tantos enfermeiros vão de um tipo de área para outra até que eles achem o lugar em que eles que mais gostam.. Se enjoar você tem possibilidade de trocar. “Eu trabalhei em muitos chãos diferentes durante meu tempo como uma enfermeira. Eu era uma enfermeira ortopédica durante dois anos, então decidi que eu queria trocar e ir para uma área cardíaca. E então eu trabalhei na UTI um pouco antes de entrar em cancerologia, que eu farei agora para o resto de minha carreira. Trabalhando na unidade cardíaca e no quarto de emergência seja no de caminho grandes experiências para mim”. A enfermagem é agradável pois tem a flexibilidade para mudar se você se cansar de algo.

9. As habilidades que você aprende em enfermagem traduzem-se em sua vida pessoal. Sempre que os meus filhos ou meus familiares ficaram doentes, não fique bravo porque eu geralmente sei o que fazer e para onde ir. Mesmo em situações de emergência. Se você ver alguém que está doente ou em um acidente, você pode parar e ajudar. Quando você é um enfermeiro, você vai ser muito paciente e não ser facilmente chacoalhavam pelas coisas. Eu acho que torna você um melhor esposo, um pai ou uma mãe melhor, e um melhor membro da família. 

10. Os seus pacientes, vão lembrar de vocês anos depois vocês terem cuidado deles. “Eu posso me encontrar com pacientes e seus familiares o tempo todo, no supermercado, em um cinema, um restaurante, onde quer que seja. E é sempre tão gratificante sensação de ver os pacientes e de fazer o bem e reconhecê-lo. Não sei muitas profissões onde isso acontece; sempre que você encontrar pessoas dois anos mais tarde e eles vêm até você e dizer, “Oh meu Deus, é tão bom ver você.” Essas experiências são de uma Enfermeira de Wisconsin! Espero que tenham gostado, eu me apaixonei por essa profissão, e queria compartilhar com vocês! Beijos meninas!!!

Por ANINHAORNELLAS

Convívio com familiares reduz tempo de internação em UTI

Estudo desenvolvido por hospital de Porto Alegre foi reconhecido internacionalmente e está sendo reaplicado em 40 unidades do Brasil

Era 26 de junho de 2016 quando o fisioterapeuta Lívio Minoru Miyai, 43 anos, e a mulher Mônica Gottardi, 36, chegaram em casa de um jantar. Ele foi até a garagem da casa, no bairro Aberta dos Morros, em Porto Alegre, providenciar um conserto no carro, e voltou cambaleando com fortes dores na cabeça. Miyai foi surpreendido por um aneurisma cerebral. 

Mônica o levou para o pronto-atendimento da Restinga, onde foi constatado o problema por meio de uma tomografia. O caso era grave. O fisioterapeuta foi sedado e encaminhado para internação na UTI do Hospital Moinhos de Vento, pois contava com plano de saúde. Lá, permaneceu sedado por quase 30 dias. As expectativas não eram boas. Miyai foi submetido a duas cirurgias. 

Para alívio de Mônica, o hospital estava fazendo um estudo sobre o acompanhamento dos familiares em casos de internações graves e, em vez de ficar apenas quatro horas ao lado do marido, ela pôde acompanhá-lo por 12 horas, ainda que ele estivesse em coma induzido. 

O estudo Eficácia e Segurança de um Modelo de Visita Familiar Ampliada na UTI, que iniciou em 2015 e durou aproximadamente um ano e meio, avaliou cerca de 300 pacientes internados na UTI da instituição. O resultado mostrou redução de 50% na taxa de incidência de delirium (confusão mental associada a pior evolução dos pacientes internados em UTI) e diminuiu em um dia o tempo de internação. 

O modelo de visita ampliada também trouxe segurança aos familiares que tiveram a oportunidade de estar perto do paciente e acompanhar a evolução no horário permitido (das 9h às 21h). Os profissionais de saúde orientam os familiares a descansarem durante a noite.

Acolhimento e segurança

Para participar da visita ampliada, Mônica recebeu orientações de um psicólogo e de técnicos de enfermagem. Aprendeu como deveria ser a conduta do acompanhante em um ambiente tão restrito quanto a UTI. Teve aulas sobre higienização, dividiu angústias com os profissionais e soube evitar repassar as frustações ao paciente. 

— Mesmo ele estando em coma, eu dava força e dizia: tu és forte, vais conseguir. Coloquei uma santinha na sala e enviei muita energia positiva a ele. Quando passava a mão no braço dele, sentia que ele arrepiava — conta a pedagoga. 

Na avaliação do médico coordenador do Centro de Terapia Intensiva Adulto do Hospital, Cassiano Teixeira, a visita ampliada dá segurança aos familiares e faz com que os pacientes que estão acordados sintam-se acolhidos. No caso dos pacientes em coma, o resultado foi medido por meio do delirium.  

— A visita é como um remédio que alguns pacientes têm de ter. Mais do que tudo, é preciso saber dosá-la, e os familiares devem passar por orientação para não prejudicar a recuperação — explica Teixeira.

A experiência do Hospital Moinhos de Vento está sendo replicada em 40 hospitais do Brasil por meio do Ministério da Saúde e do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é levar o benefício a pacientes do sistema público. Além disso, a pesquisa foi considerada o melhor trabalho científico entre 500 apresentados no 37º Simpósio de Cuidados Intensivos e Medicina de Emergência, que ocorreu em março deste ano na Bélgica.  

Após 13 dias internado, Miyai fez outra cirurgia delicada. Três dias depois do procedimento, o quadro dele finalmente começou a evoluir. No 22º dia de internação, abriu os olhos e encontrou a mulher e a mãe – que viajou do Japão para visitá-lo. O amigo Flávio Ditz, 32 anos, também ficou de acompanhante durante os 30 dias de internação. 

Após deixar a UTI, Miyai ficou mais dois meses em um leito do hospital. Hoje, ainda faz fisioterapia para recuperar o equilíbrio e teve uma pequena sequela na visão direita. Embora não se lembre do período em que esteve em coma, agradeceu à esposa e ao amigo pela companhia em um momento tão difícil. 

— Foi um conforto para mim também, pois tive a oportunidade de acompanhar de perto o tratamento — concluiu Mônica.

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Técnicos de enfermagem de Manaus bloqueiam trânsito em protesto

Mais de 100 técnicos, que são funcionários terceirizados pela empresa Nunse, estão há quase três meses sem receber

Técnicos de enfermagem que prestam serviço no Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, localizado na avenida Mario Ypiranga, em Manaus, bloquearam o trânsito na via durante uma manifestação para cobrar salários atrasados.
Mais de 100 técnicos, que são funcionários da empresa Nunse, estão há quase três meses sem receber. Segundo os manifestantes, a empresa alega que não tem como pagar porque o Governo do Estado não está fazendo o repasse da verba.
Uma técnica de enfermagem de 48 anos, que não quis se identificar, contou que eles são ameaçados diariamente caso parem de trabalhar. "Se faltar é descontado do salário. Agora eu pergunto, que salário? Eu não recebo há quase quatro meses. Eles ainda ameaçam de demitir", contou.

A manifestação iniciou às 7h e encerrou por volta das 9h30. Os manifestantes ameaçam fazer novos protestos até que recebam os salários atrasados.

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Exército divulga 60 vagas para Técnico em Enfermagem com salário acima de R$ 3.500,00



O aguardado edital para o concurso público destinado ao ingresso na Escola de Sargentos das Armas (Concurso ESA) foi lançado nesta segunda-feira, dia 8 de maio de 2017.
O concurso da ESA oferece 60 vagas para Técnico de Enfermagem com remuneração inicial de R$ 3.584,00.
Quem for aprovado fará parte do Curso de Formação de Sargentos de Saúde no curso de Técnico em Enfermagem.



Para se inscrever, os principais requisitos são de ser brasileiro nato ou naturalizado; ter concluído o ensino médio, apresentando certificado de conclusão devidamente registrado nos órgãos competentes; possuir idade entre 17 a 24 anos; estar em dia com as obrigações do Serviço Militar e a Justiça Eleitoral; ter a altura mínima de 1,60m para o sexo masculino e 1,55m para feminino.

quinta-feira, 4 de maio de 2017

Bebê nasce segurando um DIU! Será verdade?







Imagem mostra um recém-nascido segurando um DIU em uma das mãos, provando que para Deus nada é impossível! 
Será que isso é verdade?

A foto curiosa apareceu nas redes sociais no final de abril de 2017 e se tornou viral em poucas horas. Milhares de compartilhamentos ecomentários maravilhados com o suposto milagre, que fez com que uma mulher engravidasse mesmo estando usando o método contraceptivo e, ainda por cima, o bebê nasce segurando o DIU!


O texto que acompanha a imagem afirma que esse acontecimento seria uma prova de que para Deus tudo é possível!

Será que essa imagem é real?

O bebê nasceu mesmo segurando o DIU?
Verdade ou farsa?



A foto é real, mas a história é falsa!!!!


Em entrevista ao site First Coast News, Lucy Hellein, a mãe do pequeno Dexter, disse que os médicos sabiam que o DIU havia permanecido no útero durante toda a sua gravidez, mas que eles não conseguiram localizar o contraceptivo com os exames no pré-natal. O dispositivo foi encontrado atrás da placenta e removido durante a cirurgia do parto, sendo colocado na mão de seu bebê como uma brincadeira e, ao mesmo tempo, como um alerta para os riscos de uma possível gravidez com o uso do DIU.


Lucy também disse que um amigo tirou a foto ainda na sala de cirurgia e quando a imagem “caiu na net” fez estrondoso sucesso!


É impossível para um recém-nascido nascer segurando o DIU (ou qualquer outro objeto) porque não existe nenhuma forma do DIU entrar no saco amniótico. Já desmentimos um boato antigo de uma criança que teria nascido com as mãos coladas, segurando um papel escrito que o fim-do-mundo estava próximo!
Gravidez com o DIU é raro, mas acontece


O obstetra Frederico Peret disse em entrevista ao site UAI que a taxa de falha do DIU é de 0,1% e varia um pouco de acordo com o modelo escolhido e, caso uma gravidez aconteça, a recomendação é retirá-lo desde que o dispositivo esteja acessível ao médico. Se não estiver, a orientação é não mexer, pois há risco de aborto ou de estimular o parto prematuro.

Conclusão


A foto é real, mas o DIU foi colocado na mão do bebê após seu nascimento apenas para posar para a fotografia!