sábado, 24 de abril de 2021

Técnicos de enfermagem sofreram mais acidentes de trabalho na pandemia em MS

Em 2020, a categoria teve 543 casos, 32% a mais do que em 2019, quando figurava na segunda posição da lista, com 412 notificações

Em 2020, a categoria teve 543 casos, 32% a mais do que em 2019, quando figurava na segunda posição da lista, com 412 notificações.


Os profissionais da área da saúde estão sendo de extrema importância neste momento de pandemia da covid-19, em Mato Grosso do Sul.

Conforme dados das SES (Secretaria de Estado de Saúde), mesmo com todos os esforços, mais de 5,2 mil pessoas perderam a batalha contra a doença.

Trabalhando no limite devido à falta de leitos, insumos e muitas vezes sem descansos, a categoria que mais sofreu acidente de trabalho na área da saúde, foi a de técnico de enfermagem.

Em 2020, a categoria teve 543 casos, 32% a mais do que em 2019, quando figurava na segunda posição da lista, com 412 notificações.

O ranking das 20 profissões que mais acidentaram no ano passado em Mato Grosso do Sul traz os enfermeiros em sétimo lugar, com 178 acidentes, sendo que no ano anterior eles apareciam na 22ª posição, com 84 notificações, um aumento de 111%.
“Esses dados são ocasionados devido ao enfrentamento da Covid-19, que culminou primeiramente na contaminação de muitos profissionais que contraíram o vírus. Também, na sobrecarga de trabalho de todos os profissionais da enfermagem, principalmente pelo aumento de pacientes com graves problemas de saúde, gerados pela pandemia”, afirma o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul - SIEMS, Lázaro Santana.

“Além, disso, no Estado, devido à falta de mão de obra e necessidade emergencial da contratação de mais profissionais para combater o inimigo invisível, muitos enfermeiros e técnicos assumiram novas jornadas de trabalho e passaram a trabalhar mais. Tudo isso gera esse resultado de aumento nos acidentes de trabalho”, finalizou Santana.